domingo, 17 de agosto de 2014

Tapete de Flores de Bruxelas

Olá olá! Uma semana sem publicação nova, então já é hora de atualizar o blog!

Comentei na publicação sobre o passeio para a Bélgica que fizemos durante a Páscoa que iríamos novamente para Bruxelas. Dessa vez fomos conferir o Tapete de Flores que é confeccionado em todos os anos pares na Praça Central da cidade. Como moramos pertinho da Bélgica e com o Go Pass fica barato viajar para lá, não podíamos perder a oportunidade.

Foto do site oficial www.flowercarpet.be

Dessa vez eu fiquei dois dias na Bélgica: sexta e sábado. Sexta-feira fiquei em Bruxelas, principalmente para ver o tapete, e no sábado fui para Bruges pois eu estava com o Bruno, que ainda não conhecia a cidade. Ficamos hospedados no Hotel Retro, que eu super recomendo. Nosso quarto era o Quarto Duplo Standard, que apesar de pequeno, era bem confortável e a localização era ótima. Como reservei muito antes no Booking, pagamos €54 pela diária do quarto. Só acho que vale bem mais a pena comprar um café-da-manhã no Carrefour Express que fica embaixo do hotel ao invés de pagar o café-da-manhã do hotel que é caro (€15!!).

Agora falando do Tapete de Flores, que é o que realmente importa. Ele é montado há cada dois anos no feriado de Assunção de Maria. Este ano o feriado caiu em uma sexta-feira e o tapete ficou exposto de sexta-feira (15/8) até domingo (16/8). Em cada ano os dias de exposição do tapete são diferentes, então vale conferir da data certinha antes de planejar a visita. Todo ano também há um tema homenageado no tapete. Em 2014 o tema foi 50 Anos da Imigração Turca.

A melhor vista do tapete com certeza é subindo na sacada do prédio da prefeitura. A subida custou €5 e vale bastante a pena para ter a melhor visão legal do tapete inteiro. Você pode subir, se eu não me engano, das 9h até 23h. O dia escurece tarde, então se você quiser deixar para subir mais tarde, não há problemas.


Tapete visto da sacada da prefeitura com um tímido arco-íris de fundo
Ficamos aproximadamente 40 minutos na fila e durante esse tempo conhecemos um pouco do interior do prédio da prefeitura. Lá em cima é aquele empurra-empurra de várias pessoas querendo bater foto. Não sei se foi o horário que subimos (umas 19h30), mas foi difícil bater uma foto sem aparecer ninguém do lado.

Há noite há um show de luzes no tapete que ocorre às 22h, 22h30 e 23h. Sinceramente, o tapete é incrível, mas esse show me decepcionou. Não sei se foi porque eu assiti ao show do primeiro dia, mas eu achei que teriam também fogos de artifício ou algo assim. Mas foram apenas luzes refletidas no tapete.

Praça Central iluminada (minha máquina não é boa para bater fotos de noite :/ )
Outro ponto negativo do show foi que eu estava em pé na praça nessa hora. Com certeza quem estava na sacada da prefeitura nesse horário viu muito melhor as luzes e aproveitou muito mais. Então fica a dica para quem quer ver bem o show: vá para a fila da subida depois das 21h, que um dos shows você poderá ver lá de cima.

É isso! O tapete é lindo, então se você um dia tiver a oportunidade de ver, aproveite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário