terça-feira, 20 de maio de 2014

Cartão, Dinheiro ou VTM: Qual é o melhor para levar?

Hoje vou falar um pouco sobre qual a melhor maneira, na minha opinião, de trazer seu dindin para o intercâmbio.

Essa é uma dúvida que eu tive antes de viajar... não só eu, mas todo mundo que eu conheço! Afinal, qual é a melhor maneira de levar seu dinheiro para o intercâmbio?

Foto: Melina Souza.
Por um pouco da experiência minha e dos meus colegas daqui de Aachen, posso falar que a melhor coisa foi realmente trazer uma boa quantia de dinheiro em espécie (verifique se há uma quantia limite para entrar no seu país destino e traga praticamente o máximo). Assim, você pode fazer suas primeiras compras do intercâmbio (comida, produtos de limpeza, produtos para a casa, computador, chip de celular e etc.) sem se preocupar. Mas é importante que quando você for fazer o câmbio do dinheiro no Brasil, pegue o comprovante do câmbio para evitar possíveis problemas na hora da imigração.

Assim que você chegar e se instalar no seu país destino, é recomendável abrir uma conta bancária no local. No meu caso, a própria escola de idiomas que estou estudando fez a conta em um banco alemão para mim. Quando sua conta estiver pronta, peça para alguém no Brasil transferir o restante da sua bolsa para sua nova conta. Para isso, não esqueça de deixar uma procuração pública em nome de alguma pessoa de confiança (pais, responsáveis, irmão ou algum amigo próximo) para que esta pessoa possa movimentar sua conta bancária e responder em seu nome no período que você estiver fora.

VTM e cartão de crédito valem a pena? Depende! Depende do que é "valer a pena" para você. No VTM você terá que pagar a taxa de 6,38% de IOF. Então, por exemplo, se o Euro está €3,45 para comprar no dia, você terá que pagar aproximadamente €3,65 para colocar no VTM. Ou seja, bem mais caro! Se você quiser fazer um VTM, eu recomento colocar um valor mínimo e utilizar este cartão apenas em casos de emergência.

O cartão de crédito do Brasil também é algo que depende muito de pessoa para pessoa. Eu não recomendaria muito, pois além de você ter que pagar a taxa de 6,38%, o valor do Euro (ou qualquer que seja a moeda do seu país destino) que irá contar para fechar a conta será o valor da cotação do dia que fecha a conta. Então, a cotação deste dia pode estar bem mais alta do que no dia que você fez sua compra.

Bem, é claro que isso é a minha opinião e deu super certo comigo. Se você acha melhor ou, sei lá, mais seguro usar mais o cartão e menos dinheiro em espécie, tudo bem. O importante na verdade é que você não fique sem dinheiro durante o intercâmbio, isso vai te atrapalhar muito.

Bis bald Leute!


UPDATE: fiquei sabendo que os bolsistas do editais após o meu estão recebendo as três primeiras mensalidades direto no cartão BB das Américas e não na conta do banco brasileiro. Mesmo assim, eu levaria a quantidade referente aos auxílios de instalação e de material didático em dinheiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário