terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Aprendendo Alemão: Dicionário "Deutsch als Fremdsprache"

Desde que as aulas na universidade daqui na Alemanha começaram eu simplesmente abandonei o blog... mas resolvi voltar e colocar mais algumas diquinhas sobre intercâmbio e viagens.

Quando comecei o curso de alemão de seis meses na Sprachenakademie Aachen, eu usava apenas um mini-dicionário Alemão-Português. Posso dizer que esse dicionário foi o suficiente para o começo do curso, mas quando chegamos no B2, a professora recomendou que todos comprassem um dicionário Alemão-Alemão. Porém ela não recomendou qualquer dicionário Alemão-Alemão, ela recomendou que fosse um dicionário com pelo menos 65 mil (sim, 65 MIL!) palavras.

Acabou que todo mundo da minha turma comprou o dicionário Deutsch als Fremdsprache da editora Langenscheidt (possui em torno de 66 mil palavras) ou da PONS (possui em torno de 70 mil palavras).

Esses dicionários não são exatamente baratos, mas posso dizer que é um bom investimento.


Acontece que você acaba aprendendo muito procurando o significado das palavras em alemão. É engraçado que você vai procurar um significado, não entende alguma palavra que está sendo usada na definição e vai precisar procurar o significado dessa outra palavra também para conseguir entender o contexto.

Além das professoras terem autorizado do uso de dicionário Alemão-Alemão durante as provas no nosso curso de alemão, o uso do dicionário ajudou em bastante nosso vocabulário. Sem falar que facilitou muito depois que começamos a aprender Nominalisierung e Verbalisierung no final do B2 e no começo do C1, pois o dicionário mostra sugestões de Nominalisierung para certos verbos.

Bem, essa foi a dica de hoje. :)
Tschüss und bis bald!

Um comentário:

  1. Olá! Também vou para a Alemanha pelo csf e achei seu blog. Li tudo e tenho algumas dúvidas que você talvez possa resolver. Tem alguma forma de contato? :)

    ResponderExcluir